Quem sou eu

Nascido em 1868, ficou conhecido como uns dos primeiros fundadores da ABL, mesmo sem ter publicado nenhum livro. Obra mais conhecida: Canaã. Esta conhecida como o primeiro romance brasileiro ideológico. Foi um dos grandes influênciadores do pré-modernismo na literatura brasileira.

terça-feira, 17 de março de 2009

Aspectos Históricos

O ano de 1922 ocorreu a gestação da Semana da Arte Moderna, no Teatro Municipal de São Paulo. Durante a exposição que aconteceu no mês de fevereiro, que interessava a realizar amostras com artistas da época, fazendo uma semana de “escândalos literários e artísticos”, renovando o ambiente artístico e cultural. A semana de 22, como conhecida, revelou a existência de um pensamento artístico ao mesmo tempo sintonizado com as vanguardas européias e procurando encontrar uma identidade para a arte produzida no país.
Iniciou -se uma fase agitada no país, alvo de críticas. Sendo um época de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais. Novas vanguardas surgiram e o mundo espantava com as novas linguagens sem regras, não sendo entendida na época.
No dia 13 de fevereiro (segunda-feira), várias pinturas e esculturas se espalhavam pelo saguão, que gerava espanto da parte de público. Graça Aranha abriu o espetáculo com uma conferência confusa “A emoção da Arte Moderna”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário